sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Divaga(R)ndo


Como diria meu caro, de sorriso fácil e barato, Sidney, resolvi divagar devagar nas minhas divagações. Pressão tamanha sobre a cicatriz deixada n’alma que por um instante achei que tudo se romperia e sangue se misturaria a pedaços de dor. Depois de pouca aprendizagem e muitos erros é possível começar a viver.
Nunca entendi perfeitamente a semântica do dito: "A vida é dura". Hoje, depois de escutar da sabedoria madura, começo a pensar nas possibilidades significativas que carrega o termo. A vida pode ser tranqüilamente dura ou duramente dura, mas por certo jamais deixará sua dureza concreta e impenetrável. Questiono a utilização do verbo “ser”, faço isto porque penso que a vida não é; a vida está. Eis a epifania misteriosa - a vida não tem mistério, é contínua (e continua), cruel e amável...é oximoricamente morte - o estar leva consigo a semântica do indizível. É um estado sem interrupção; um estado em que o coma não tem vez, tampouco a depressão (essa tal que muitos fingem não experimentar certos devaneios de alegria).
Foi relendo "Venha ver o pôr do sol" que me fiz ainda mais pensante...enxergar que "a beleza não está nem na luz da manhã nem na sombra da tarde, está no crepúsculo, nesse meio-tom, nessa ambigüidade" é encarnar a vida desse modo melancólico e doído. Ricardo era só mais um que vivia em sua dor doida e doída e mostrou categoricamente a Rachel como se encaixar nesse estado eterno de instabilidade.
Então agora tento me dizer do estado vital, como estou, porque não sou mais, se há um segundo, um incrível segundo, atravessei uma significante mudança: a do estar. Se estou indo, não posso falar. Afinal não tenho destino no momento. Então estou. Não sabendo exatamente em que esta(R)do. Provavelmente amanhã criarei novas essências para continuar estando.

Um comentário:

  1. Li o conto, aliás, reli, porque lembrei que há muito já tinha lido-o e nao me lembrava. É, de fato, doloroso, como vc disse. O bom da vida é a dor, porque nos prova que há vida.
    Obrigado pela menção a mim. De fato, fique surpreso com meu nome no teu texto, e ainda mais com a descrição que me deste. Gostei. xD
    Bjin...

    ResponderExcluir