quarta-feira, 14 de março de 2012

Muda Mujer

Tá ok, eu admito. Eu tenho problemas, problemas seríssimos de querer ajeitar o mundo. Hoje eu me peguei insistindo com alguém sobre uma ideia minha, aí vi o quanto eu quero ver tudo certinho e bonitinho. Culpo à minha mãe, ela sempre foi: Paloma, 9,9 não é 10 e por aí foi...
Faço o que?
Eu sinceramente não sei.
Tá bom que eu não sou tipo chatinha do Aurélio que corrige cada léxico fora do padrão da internet; na verdade eu até deixo que escrevam inadequadamente à norma culta, porque vejo como há saberes diferentes (tipo aquela citação do Paulo Freire de que não existe gente burra, o que existe são saberes distintos, por aí..). Mas eu também não fecho os olhos para o que eu acho errado e falo disso na língua e na vida.
Nesse não-fechar-de-olhos reside meu defeito, minha teima: ajeitar, consertar!
Acontece como isso? Se eu ponho uma coisa na cabeça ela se torna minha verdade (e lá vem Nietzsche) e tomo conta dessa verdade de modo que ela se torna argumento central. Então utilizo esse argumento central para embasar minha tese e coitada da pessoa que tentar discutir comigo.
Só que hoje eu depois de tanto insistir desisti. Calma, não é que tenha desistido da minha defesa, eu continuo achando o que eu acho. Acontece que me notei insistente e se tem uma coisa que não me desse é gente que enche o saco. Ok, eu estava tentando ajudar, mas de boas intenções o inferno está um 303 ao meio dia na volta da UEPB. 
Vi que não adianta muito se a pessoa que você está discutindo tem ideias tão fortes quanto às suas, aí pensei: me lasquei, se continuar assim vai rolar a 3ª mundial um dia, vou viver nas trincheiras com minha granada pronta pra puxar o pinozinho!
Então, mesmo triste porque fica na minha cabeça de que eu tenho que ajudar de que minha opinião é a certa, eu dou o braço a torcer pra noção de que não há como consertar o mundo. O que é certo para mim pode não ser para ele, pode não ser adequar a ela. Vai me restar acalmar a cabeça quando eu encontrar uma opinião divergente...
Resta saber se eu consigo mesmo..aí são outros tantos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário